26 de agosto de 2007

RJ - evolução urbana

O G1 noticiou hoje uma mostra sobre a evolução de Copacabana:
“Uma série de quatro imagens da famosa orla, criadas no computador pelo artista gráfico Guta para o Instituto Pereira Passos (IPP), dão uma boa idéia do quanto o cartão postal se transformou de 1893 até hoje.”
A notícia é acompanhada de um flash, com as imagens de 1893, 1927, 1956 e 2007.

Agora, legal mesmo é o que se descobre no link para o “site do IPP”.
Como as ilustrações fazem parte de um projeto maior relacionado à evolução urbana do Rio de Janeiro, esse site contém imagens de outros locais, também produzidas pelo Guta.

Na seção “Ilustrações - Um passeio no tempo”, é possível acompanhar a evolução do Porto do Rio, do Largo da Carioca, da Praça XV e dos Arcos da Lapa.
Cada local é apresentado individualmente, com simulações e histórico. Ainda é possível fazer o download dos dados e das ilustrações.

Praça XV, de 1580 a 2002.
(clique para ver maior)


Largo da Carioca em 1608 e 1999. Sim, é o mesmo lugar.

A seção “Mapas – Rio 500 anos” apresenta algumas áreas da cidade a partir de uma vista aérea. Aqui aparecem o Maracanã, o Centro, a Marina da Glória, a Lagoa, Copacabana, a Zona Portuária e o Corcovado. Essa seção também conta com histórico e download. Chama atenção a possibilidade de destacar a área aterrada de cada local.

Evolução do Maracanã: 1500 a 2000.
(clique para ver maior)


Ilustração da área central do Rio de Janeiro em 2000. Em amarelo, a área aterrada.


Convite para reflexão sobre as mudanças na paisagem urbana, esse trabalho também é uma verdadeira obra de arte.
Bom passeio na máquina do tempo!


PS: impressionante a quantidade de informações geográficas disponíveis no Armazém de Dados do Instituto Pereira Passos. Até que enfim um exemplo positivo vindo da prefeitura do Rio! :P