12 de novembro de 2007

hugo taylor x carrefour

Foi inaugurado no fim de outubro o hipermercado Carrefour em Santa Maria-RS. A obra motivou discussões desde que foi anunciada, no início do ano. Uma das grandes críticas era que mais um mercado de grande porte (a cidade já tem as redes Big e Nacional) iria ser fatal para os pequenos mercados.

A minha opinião é que a vinda do Carrefour foi muito boa, como mercado em si. Mas aí entramos no segundo ponto de conflito.

Quando é de se esperar que um investimento de tal porte procure um local de fácil acesso e com um terreno grande o suficiente para permitir um projeto adequado a esse tipo de uso, o que a rede francesa fez? Optou por se estabelecer no prédio da antiga Escola de Artes e Ofícios Hugo Taylor.

[Para quem não conhece: o prédio de 1922 é uma das construções mais significativas do passado ferroviário de Santa Maria. Já foi incendiada criminosamente e sofria com um grande abandono nos últimos anos.]

Hugo Taylor (2006) e Carrefour (2007): fachada para a Avenida Rio Branco.
(Fotos: Laribari e Cássio Lorensini)

Revitalizar prédios com novos usos é uma atitude louvável. Mas esses usos precisam ser compatíveis e a intervenção precisa respeitar o caráter histórico.
Indo mais além: mesmo que o local fosse um lote vago, a infra-estrutura do seu entorno não é apropriada para um hipermercado. A rua lateral, Andradas, já tinha grandes congestionamentos há muito tempo. É uma via estreita, com apenas duas pistas e estacionamento, pela qual passa um grande fluxo, inclusive muitas das linhas de transporte público da cidade.
A Avenida Rio Branco, na qual fica o acesso principal da edificação, possui características mais adequadas a um maior fluxo de veículos, mas se encontra, de maneira geral, abandonada e subutilizada - e permanece assim mesmo após a inauguração do mercado.

Hugo Taylor (2006) e Carrefour (2007): fundos e lateral para a Rua dos Andradas.
(Fotos: Laribari e Cássio Lorensini)

O projeto é o mais óbvio possível: mantiveram apenas a carcaça da fachada lateral e da fachada frontal, demolindo praticamente todo o resto da antiga escola. Uma capela com obras-de-arte significativas foi transformada em um café. O restante é o programa básico de hipermercados: estacionamento e um grande galpão no qual estão expostos os produtos.

Hugo Taylor (2006) e Carrefour (2007): detalhe de uma lateral. O "puxadinho" na cobertura foi removido, as árvores também.
(Fotos: Laribari e Cássio Lorensini)

Apesar de terem tido um certo cuidado com a fachada da frente, deixando a publicidade de forma discreta, a fachada lateral do novo edifício é agressiva. Suas cores são de extremo mal gosto e, por ter sido erguida junto ao passeio e com grande altura, ela se torna opressiva para o pedestre que passa pela Andradas. É o legítimo paredão fora de escala.

Carrefour: vista da Rua dos Andradas. Além da via ser estreita para tanto fluxo, os passeios são igualmente pequenos. Para completar, o aclive é acentuado.
(Foto: Cássio Lorensini, 2007)

A obra nova é apenas uma obra de engenharia, executada em tempo recorde para os padrões de Santa Maria e caracterizada por elementos pré-fabricados. Mas peca muito em acabamento e em qualidade de projeto.

Um exemplo mais gritante dessa minha última crítica é o destino dado à área das Tamareiras. Qualquer projetista com um pingo de bom-senso teria transformado aquele local em um ponto de encontro e de estar ao ar-livre, provavelmente associado a um estabelecimento de alimentação.
Mas aqui foi privilegiada a construção máxima, favorecida pelo novo Plano Diretor e suas permissividades quanto ao índice de ocupação.
As árvores foram removidas com a promessa de serem replantadas em alguma área verde pública. Para variar, o serviço foi tão mal-feito que elas morreram esperando o replantio.

Hugo Taylor 2006: área com vegetação significativa. As árvores foram todas removidas para a construção do hipermercado.
(Foto: Laribari)

Não acho não que esse tipo de edificação histórica só serve para abrigar museus, centros culturais e afins. Adoraria se fosse uma Pinacoteca ou um MARGS, é verdade. Mas acredito que até mesmo como comércio poderia ter dado certo.
Sei lá. O Carrefour poderia ter se inspirado no Nacional, por exemplo, que possui um mercado maior na Avenida Medianeira e uma pequena filial no centro. Poderia ter ocupado menos, restaurado mais, feito um pequeno centro comercial (edificação antiga) associado ao mercado (edificação nova). Ter construído menos, deixado mais áreas livres, como uma pequena praça com sombra e bancos - ambos tão escassos em Santa Maria. E ter feito o seu mega-empreendimento em uma área melhor, obedecendo à série de estudos que deveriam ter existido para sua implantação.

Corredores com arcadas do antigo prédio do Hugo Taylor. Perdidos para sempre com a construção do Carrefour.
(Foto: Laribari, 2006)

Entrevistado na inauguração do hipermercado, o prefeito Valdeci fez um comentário singelo quanto ao caos que a obra causou para a vizinhança e para as ruas próximas. Valdeci respondeu com mais uma das suas pérolas: "Um transtorno como este que tivemos aqui, como no trânsito, por exemplo, eu gostaria de ter a cada meio ano. Isso mostra o que a cidade está ganhando e crescendo com isso também" (Fonte: RS Virtual).
Que parâmetros!

Uma coisa é certa: enquanto continuarmos agindo dessa maneira, que tudo permite em nome do lucro e da promessa de não sei quantos empregos, a cidade continuará perdendo em qualidade de vida.


  • Para saber mais sobre o patrimônio ferroviário em Santa Maria, leia: MELLO, 2005 - O imaginário do espaço: a ferrovia em Santa Maria RS.

  • Para saber mais sobre as questões urbanas de Santa Maria, leia: PIPPI et. al., 2007 - Equívocos no planejamento urbano de Santa Maria - RS.


16 comentários:

Carolina Moro da Silva disse...

Tinha até me esquecido das árvores!
Fiquei até imaginando um lugar ao ar livre com café, livros, conversa....o céu...as árvores...enfim. Ficam só na imaginação!

Tomacaúna disse...

Larissa,

Desde que foi anunciado o "empreendimento" eu venho escrevendo contra a instalação de mais uma multinacional do comércio em Santa Maria. Discordamos em relação aos benefícios da vinda do Carrefour "como mercado em si". Contudo, tua análise sobre os impactos urbanísticos é perfeita, uito mais qualificada que a que tenho feito.

Porém, a declaração do prefeito, como declaração política que é, vai ao encontro das expectativas de uma população que acredita nas benesses econômicas da instalação de grandes empresas no município. É a velha síndrome das republiquetas de banana se repetindo... Macondo esperando a United Fruit.

Os prejuízos, a longo prazo, vão uito além da perda do patrimônio histórico ou do impacto urbanístico. Acho que a discussão de questões como essa não podem ser reduzidas a prismas. Ou seja, se olharmos apenas pelo viés estético, urbanístico, econômico, político ou jurídico, estaremos sendo simplistas.

Descobri teu blogue há pouco. É ótimo.

Anônimo disse...

OLÁ MEUS AMIGOS!MEU NOME É ELIFAS LEVIS SOU NATURAL DE PORTO ALEGRE EU VISITEI SANTA MARIA NO DIA DA INAUGURAÇÃO DO CERREFUR FOI O DIA MAIS TRISTE DE MINHA VIDA POIS EU ESTUDEI NA ESCOLA HUGO TAYLOR NOS ANOS 70,QUANDO EU OLHEI NÃO ACREDITEI O QUE EU VI CHOREI MUITO POIS EU TENHO ATÉ HOJE AMOR PELOS MOMENTOS QUE EU PASSEI ESTUDANDO ALI, FUI ATÉ MINHA SALA DE AULA´SÓ ENCHERGUEI PRODUTOS DE LIMPEZA,PARA ME DEIXAR MAIS TRISTE EU VI A MINHA FOTO NA PARADE EM UM DESFILE DA SEMANA DA PÁTRIA ,EU FALEI PARA UMA FUNCIONÁRIA E MOSTREI PARA ÉLA ,E COMECEI Á CHORAR E FALEI O QUE FIZERAM COM A MINHA ESCOLA ,EU LEMBRO DA MÚSICA E DA NOVELA DA ÉPOCA QUE MARCOU MEU AMOR ETERNO PELA MINHA ESCOLA,ERA NOVELA CUCA LEGAL,E A MÚSICA DO MICHEL JAKSON ON DAY IN YOUR LIFE,QUANDO EU ESCUTO ESTA CANÇÃO EU LEMBRO DA ESCOLA QUE EU ESTUDEI,DOS NAMOROS QUE EU TIVE ,DO SINO QUE O PROFESSOR MATA BATIA NA ENTRADA E SAIDA DAS AULAS ,LEMBRO DO POLICIAL QUE ME AJUDAVA ATAVESSAR PARA O OUTRO LADO DA RUA,LEMBRO DAS BATIDAS DO RELÓGIO DA CATEDRAL,QUE TAMBÉM MUDAVA OS PERIÚDOS DE AULA,VOU PARAR POR AQUI PORQUE COMECEI A CHORAR NÃO SOU CONTRA O PROGRESSO,PERTO DO CARREFUR DE PORTO ALEGRE É UMA MINIATURA,MAS MINHA OPINIÃO ESTÁ NO LUGAR ERRADO.UM ABRAÇÃOOOOOOOOOOOO A TODOS COM MUITO CARINHO AO POVO SANTAMARIENSE ,SE QUISEREM SABER MAIS EU ESTAREI PESSOALMENTE AI É SÓ RECEBER UM CONVITE DE ALGUÉM,DEIXO MEUS CONTATOS 51 32454069 OU 98672530 ELIFAS_SUD@YAHOO.COM.BR COM CARINHO ELIFAS.CARINHO ELIFAS.

Sergio Kaminski disse...

Meu nome é Sergio Kaminski e atualmente vivo em Porto Alegre e estudei no Hugo Taylor entre 1975 a 1978. Via a foto neste site e via a porta de minha antiga sala de aula. Tenho saudades de meus colegas daquele tempo. Meu telefone é (051) 3062-8738. Um abraço a todos.

Unknown disse...

meu nome é rose peres eu estudei na escola hugo taylor muitos anos em 1976 a1983, tenho saudade deste tempo , lembro do diretor puig do prof jorge penso onde sera q estão? eles eram muito legais, lembro de alguns colegas roselena , rosange soldat, miriam e outros q não recordo onome mas tenho na lembrança. um abraço

Unknown disse...

Eu estava pesquisando sobre a Escola Industrial Hugo Taylor, qdo me deparei com esta notícia: a Escola foi transformada em supermercado. E, como se só isto não bastasse, um supermercado Carrefour!Onde estavam Deus, todos os Santos e todos os moradores de Santa Maria, qdo isto aconteceu? Meu Pai foi Diretor da Cooperativa dos Empregados da Viação Férrea, deposto pelo golpe militar de 64, que inconstitucionalmente interviu na Cooperativa. Lembro da época que ele e o Professor Rony Ruschell andavam, de lá pra cá, tentando viabilizar uma sala na Escola pra viabilizar o funcionamento do primeiro ano da Escola de Engenharia da UFSM. Mas, com certeza, nunca lhes passou pela cabeça, adulterar a arquitetura do edifício pra alcançar seus objetvos. Lembro disto, só pra citar uma das tantas campanhas empreendidas por meu Pai, com o objetivo de ampliar as oportunidades oferecidas pela Escola, aos filhos dos funcionários da Viação Férrea.É claro, memória destes bens arquitetônicos e culturais, seus heróis e patriotas, não interessa a quem sacrifica memória e patriônio culturais, no altar do lucro imediato e da visibilidade política instantânea.

Anônimo disse...

Olá pessoal só queria atulizar meu telefone e reafirmar que eu sempre amei e vou sempre amar a minha escola HUGO TAYLOR,e fiquei feliz por encontrar o Sergio aqui em Porto Alegre,eu também encontrei aqui a NARA que foi minha colega,o Cleber que trabalha na rádio da universidade ai em SM ele ligou e pude participar ao vivo no programa dêle,eu quero fazer uma festa em minha casa eu moro no bairro Teresópolis aqui em Porto Alegre e estou procurando meus colegas e amigos do Huguinho,lembro também da MISYA,ROSANGÊLA,ROSELAINE que são gêmeas ,a EVA que morava no chacará das flôres professor ALBANI,AMANDA,ha! encontrei aqui o ROBERTO que é policial ,enfim gente vou deixar meus contatos tenho um programa em uma rádio comunitária aqui em porto alegre além de meu trabalho ,é todas ás quartas-feiras dás 08:00 ás 21:00 para a galera de SM vou deixar o site www.ipanemacomunitaria.com.br meu telefone cel 51 91965182- casa 51 32398829 email elifas_sud@yahoo.com.br um abraçãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo..........................................................................................ETERNO . ELIFAS

Elifas disse...

Olá pessoal só queria atulizar meu telefone e reafirmar que eu sempre amei e vou sempre amar a minha escola HUGO TAYLOR,e fiquei feliz por encontrar o Sergio aqui em Porto Alegre,eu também encontrei aqui a NARA que foi minha colega,o Cleber que trabalha na rádio da universidade ai em SM ele ligou e pude participar ao vivo no programa dêle,eu quero fazer uma festa em minha casa eu moro no bairro Teresópolis aqui em Porto Alegre e estou procurando meus colegas e amigos do Huguinho,lembro também da MISYA,ROSANGÊLA,ROSELAINE que são gêmeas ,a EVA que morava no chacará das flôres professor ALBANI,AMANDA,ha! encontrei aqui o ROBERTO que é policial ,enfim gente vou deixar meus contatos tenho um programa em uma rádio comunitária aqui em porto alegre além de meu trabalho ,é todas ás quartas-feiras dás 08:00 ás 21:00 para a galera de SM vou deixar o site www.ipanemacomunitaria.com.br meu telefone cel 51 91965182- casa 51 32398829 email elifas_sud@yahoo.com.br um abraçãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo..........................................................................................ETERNO . ELIFAS

jasione disse...

Tambem fui aluno(1976)do Hugo,lembro do Geferson Zanine,Lauro Trevisan,Iran,a bela Eva,prof.Albani o temivel Mata(saudoso).Meu nome Jasione Ribeiro e o Hugo estara sempre em minhas lembranças

Jasione Soares disse...

Tambem lembro do Beto Pires tocando no recreio ou na saida.O blusao azulâo com golas laranja,um horror mas gostava muito!E quando Joao Belem ficou um ano a tarde ocupando a escola em decorrencia de um destelhamento.Das partidas de futebol no areiao esburacado!! Jasione Soares

ELIFAS disse...

OI PESSOAL EU VOU ESTAR EM SANTA MARIA DIA 10 DE JANEIRO DE 2012 GOSTARIA DE REVER MEUS COLEGAS QUE ESTUDARAM NO HUGO TAYLOR NOS ANOS 70
ESTOU DE ANIVERSSÁRIO DIA 27 DE JANEIRO 2012 E VOU FAZER UMA MEGA FESTA EM MINHA CASA EM PORTO ALEGRE E QUERO TRAZER MEUS ETERNOS COLEGAS DE HUGO TAYLOR VOU DEIXAR MEUS CONTATOS levis.1961@hotmail.com fones: 51 32398829 51 92103153 saudades de todos vcs. abraçãoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo...................Elifas.

Anônimo disse...

bons tempos aqueles de84 quando estudei ai no hugo um abraco a todos miguelwagner

carvalho disse...

Me Chamo Ilçon Carvalho, estudei interno, nesta linda Escola Hugo Taylor nos anos de 1960 à 1963, lembro dos escoteiros,da guerra dos jogos de futebol, basquete e ping pong, do estúdio, da guerra de travesseiros no dormitório, da oficina profissionalizante, do mini-zoológico, da banda marcial,dos grandes amigos, Ney Pinto, Babão, Pepé,sebinho, ratinho, rabanete, Marcolino,capincho, Saturnino, Basoaldo, minhoca,Vanderlan, Pelé,e outras internos no qual convivemos muitos anos como irmãos. Sou formado em Engenharia Mecânica, e graças a esta escola tive um ensinamento profissionalizante que muito me ajudou na minha carreira como engenheiro. Agora vejo esta noticia triste, que nossa Hugo Taylor virou em Super mercado. ilcon.carvalho@gmail.com
abraço a todos os estudantes desta grande escola.

NEY MENEZES PINTO disse...

É com imensa tristeza que passo a redigir estas plavras sobre a minha querida e inesquecível ESCOLA INDUSTRIAL HUGO TAYLOR. ao saber que a mesma passou a ser um estabelecimento comercial de uma multinacional que com a conivência de certos adiminstradores públicos PATROLARAM a memória histórica de uma estabelecimnto de ensino que formou homens de bem e que muito contribuiram para o progresso de nosso país. Hoje sou funcionário público aposentado e formado em Direito, graças a formação adquirida nesta querida escola. Espero que as autoridades locais não tenham usado do mesmo expediente com a Escola Cilon Rosa,Maneco e outras instituições que orgulham essa cidade.Lamento muito.

CLEBER COSTA disse...

É INACEITÁVEL QUE EM NOME DO PROGRESSO, UM (DES)GOVERNO MUNICIPAL ACABE COM UMA HISTORIA CENTENÁRIA.SINTO ALGO ENTRE REVOLTA, IMPOTENCIA E SAUDOSISMO, QUE NÃO CONSIGO EXPLICAR!
DESTRUIRAM A MINHA HISTORIA, SUA HISTORIA, A NOSSA HISTORIA.....DO CLEBER....ELIFAZ...JAIRO CULAU......ELTON....ELSON...BETO PIRES....IVORI LANZA, DA TANIA....QUE SAMBAVA AO SOM DA MINHA VOZ E O VIOLÃO DO BETO.NÓS TEMOS HISTORIAS PRA CONTAR; NÃO CONSEGUIRAM DESTRUIR NOSSA MEMORIA.
DESTRUIRAM PARTE DA NOSSA HISTORIA....HISTORIA QUE ELES NÃO TEM PRA CONTAR.
UM GRANDE ABRAÇO A TODOS....COM CERTEZA BREVEMENTE NOS ENCONTRAREMOS....
CLEBER COSTA
RADIO UNIVERSIDADE DE SANTA MARIA

Anônimo disse...

I am not able to view this website correctly on firefox I think there
is a downside

my site having trouble getting pregnant after a miscarriage