22 de dezembro de 2007

post natalino

Há tantas críticas às decorações natalinas... uma delas (e muito certa) é que enquanto todo mundo pede por uso racional da energia elétrica, as cidades se enchem com luzes em casas, órgãos públicos, vias, comércio...
A minha grande crítica ainda é aos pobres papais noéis, vestidos para o inverno polar em pleno verão brasileiro, além de todo esse esteriótipo de Natal importado.
Ok, tradição é tradição. bla bla bla

Papai Noel simpático da campanha da Hering: de manga-curta e sem as renas!


Deixando as críticas de lado, vou assumir o papel de defesa hoje.

Grande parte das cidades do sul do país tem usado lixo reciclável para fazer sua decoração de Natal. No quesito "criatividade com pet", tenho visto coisas óbvias, como uns bonecos-de-neve (ah, criticando de novo!!!), mas vi também uns resultados interessantes, como anjos e enfeites iluminados.

Em Xaxim, no oeste de Santa Catarina, além do uso dos arranjos de pet, resolveram também colocar pinheirinhos como esses "de dentro de casa" na rua.
Quando vi, achei loucura, pensei que pouco duraria... e já fui achando mil defeitos.
Depois parei para pensar melhor.

"Pinheirinhos-de-dentro-de-casa" no canteiro da principal Avenida de Xaxim.
(Imagem: Prefeitura de Xaxim)

Está certo que, apesar da inspiração declarada, a decoração está muito longe das superproduções de Gramado e Canela. Mas os enfeites de rua - e todo o comércio da época, aliado ao clima agradável - convidam as pessoas a saírem da toca, a passearem pelas ruas, tomarem um sorvete, andarem de mãos dadas...
(ah sim, esqueci de mencionar, Xaxim tem apenas 24.161 habitantes e nenhum grande atrativo de lazer)

E os pinheirinhos estão lá ainda, cada um decorado por uma entidade ou loja. Eles permanecem por que a população os valoriza, preza, zela... ela realmente quer os "pinheirinhos-de-dentro-de-casa" na avenida principal da cidade!


A avenida à noite: estímulo ao contato público.
(Foto: Laribari)

Agora vem a parte engraçada.
Tem comerciante reclamando que os pinheirinhos, localizados nos canteiros centrais da avenida, estão tirando vagas de estacionamento. E realmente estão!!! Mas olhem no Google Earth o tamanho de Xaxim [-26.9606952299, -52.5335285042] e me digam se a cidade precisa mesmo daquelas vagas.

Eu sei, em uma cidade pequena a escala é diferente, 4 quadras pode ser muito longe... quando em uma cidade maior, 4 quadras é o que se anda depois de estacionar. Mas mesmo assim...!

Enfeites de Natal: gerando "conflitos" com o estacionamento e com o trânsito de veículos pesados.
(Foto: Laribari)


Bom, a segunda crítica local aos enfeites: foram feitos uns "pórticos" na avenida e, portanto, a altura de passagem é limitada. Aí, no primeiro dia de enfeites, um caminhão passou pelo primeiro "pórtico" e fez estrago (mais um cabeça-de-porongo!).
O comentário?
"mas também, que idéia proibir o trânsito de caminhões na avenida, todos sabem que Xaxim é uma cidade de caminhões!"

E é mesmo uma "cidade de caminhões", mas já está mais que na hora de eles andarem pelos lugares certos!!
aiaiaia

Papai Noel, vê se você tem uma cidade de pessoas para lhes dar!


PS: Feliz Natal a todos! :)



2 comentários:

Tomacaúna disse...

Quando as ruas tornaram-se espaço de circulação por excelência, perdendo o seu carácter de espaço de convivência? As críticas locais à decoração natalina ainda refletem exatamente esse conflito. Bom, menos mal que ainda existe o conflito... ótimo texto e lindas fotos. abraço, F

Anônimo disse...

só quero comentar q Xaxim ñ é só uma cidadezinha pacata como você citou no post,primeiro conheça lá,vá pra lá pra depois tirar essas informações da net e ficar criticando minha cidade...fica a dica!