13 de fevereiro de 2007

ecologia da paisagem

Enquanto muitos cursos de Arquitetura e seus respectivos filhotes ainda acham que o que nos compete e interessa é o "paisagismo" de fazer jardinzinhos e que "desenho urbano" é tão somente traçar ruas e estabelecer posições de bocas-de-lobo, universidades e profissionais realmente fundamentados e integrados às questões atuais dão um verdadeiro show de bola.


Um dos enfoques possíveis nesse vasto campo de exploração sobre o meio urbano é o da "ecologia da paisagem" ou, como chamam lá fora, "landscape ecology".
Não vou fingir que entendo muito dessa área; faz pouco que desvendaram meus olhos. Entretanto, lembro que é através desse estudo que se trabalha com conceitos como "conectividade, fragmentação, matriz, corredor, rede e mosaico".
É assim, estudando a dinâmica da paisagem e a sua utilização pelos indivíduos, populações e comunidades, que se possibilita a criação de uma base teórica-conceitual capaz de orientar decisões de planejamento e de gestão urbana, evitando e/ou resolvendo conflitos ambientais e qualificando positivamente nossas cidades.


No Brasil já há algumas universidades que acrescentaram a disciplina aos seus currículos, algumas na graduação, mas em sua maioria na pós-graduação. É claro que por fundir conhecimentos de geografia e de ecologia, muitas profissões se valem desses conhecimentos, sendo a arquitetura apenas uma delas.
(Esse é o meu ponto. A arquitetura PRECISA ser uma delas.)

No exterior há diversos centros de estudos avançados que adotam essa ótica de análise. Algumas cidades também já passam a criar um repertório de ações de "ecologia da paisagem". Uma delas é Barcelona, para qual Richard Forman desenvolveu uma concepção de planejamento regional baseado no mosaico territorial da região metropolitana.


Uma boa procurada na internet e nas bibliografias especializadas trará mais entendimento sobre o assunto. É o que tenho procurado fazer, e nessa busca me deparei com o site de uma professora da York University, Toronto.

Carmela Canzonieri tem um currículo invejável: graduação em Arquitetura em Roma, mestrado em Arquitetura Paisagística em Havard e PhD em Planejamento Urbano e Regional em Massachusetts; além de trabalhos profissionais na Itália, Estados Unidos, França e Espanha.
No site é possível acessar o conteúdo dos cursos que ela ministra: Urban Natural Systems, City Form and Natural Processes: Ecological Approaches to Urban Design, Landscape Ecology in Planning e Environmental Planning & Design Workshop.

Na seção "readings" de cada curso encontram-se autores e artigos utilizados para nas aulas, praticamente todos disponíveis em pdf para download. →ALTAMENTE RECOMENDADO←
Ah sim, as imagens que ilustram esse post são de uma apresentação da Carmela e sua equipe em Denver-Colorado, para o rio South Platte.

Boa leitura!


Nenhum comentário: