15 de fevereiro de 2007

para chinês ver

Aconteceu ontem. Tenho um vício incontrolável de abrir a página inicial do Terra regularmente. É prato cheio para notícias inúteis e alarmantes, mas às vezes tem algo que presta. Não foi o caso de ontem.
A manchete era inacreditável: "Chineses pintam montanha e fingem reflorestamento" . Mais inacreditável ainda abrir a notícia e ver uma montanha com uma parte em um verde fosforescente. "Photoshop, na certa" foi meu primeiro pensamento. Provavelmente mais uma daquelas notícias que plantam e que os "veículos de comunicação" passam adiante sem checar a veracidade. Procurei um pouquinho por "fumin + china + green" e logo desisti.

Montanha chinesa em versão "overlay". (Imagem daqui)


Hoje vi de novo a foto da montanha esverdeada. "Tá, talvez seja verdade."
Dediquei-me mais às palavrinhas no Google e então encontrei jornais internacionais noticiando a mesma coisa.

A mesma montanha em versão "pin light". (Imagem daqui)


Especulações diversas para uma antiga pedreira pintada de verde (por 470,000 yuan = US$60,600 = €46,600). Alguns dizem que a cor foi recomendada pelo feng shui(!). Outros, que é uma tentativa de chamar atenção para a proteção ambiental(!). A versão aparentemente oficial é a que reflorestar com ÁRVORES seria muito caro, então o governo decidiu pintar mesmo(!).
O mais interessante é que sequer os supostos pintores da montanha -trabalhadores contratados- sabem dizer a razão de tal atitude. "Nós recebemos ordens e cumprimos", ou algo do estilo, foi dito por eles.

Assim de perto e com calunga parece mais real? (Imagem daqui)


Com meu vasto conhecimento da China, tudo que sei é que Fumin realmente existe. (Ontem nem nisso eu acreditava). Fica a 40 quilômetros de Kunming(!). Achei no Google Earth e o condado é mesmo encravado nas montanhas, sendo, inclusive, famoso -antes disso tudo- pela prática esportiva de escaladas.

Seja qual for a razão dessa loucura, definitivamente eu preferia que fosse Photoshop.


[Google Earth: 25.2496609025, 102.498816803]


Oba! Também quero brincar de pintar montanhas!! (Imagem toscamente editada, original encontrada na Corbis)



Nenhum comentário: