17 de janeiro de 2007

Barra Grande

Foi-se o tempo da inocência, quando podíamos dizer sobre uma obra “ah, está tudo bem, foi aprovada pelo IBAMA”. (Quer dizer, será que esse tempo realmente existiu?)
Em uma realidade na qual se torna cada vez mais clara a necessidade de preservarmos nossas poucas florestas, casos como o de Barra Grande são vergonhosos.
Construída no rio Pelotas, divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a barragem da Usina Hidrelétrica de Barra Grande formará um lago de inundação de 8.140 ha, dos quais 90% correspondem à floresta primária e em diferentes níveis de regeneração.


A área a ser inundada: mais de 2.000 ha de Florestas Primárias de Araucárias e outros 4.000 ha de florestas em diferentes estados de regeneração, além de campos naturais. (Fonte: APREMAVI)


Como isso é possível?
Vamos colocar do seguinte modo: os responsáveis pelo Estudo de Impacto Ambiental e pelo Relatório de Impacto Ambiental “esqueceram” de mencionar os remanescentes da Floresta de Araucárias e assim, em 1999, o IBAMA concedeu a licença ambiental prévia e, dois anos mais tarde, a licença de instalação.
Ó, coitadinho do IBAMA, não? Licenciou uma obra baseado em um relatório falso. Como ele poderia saber, não é?
E o mais interessante é que o furo só veio à tona em 2003, quando o empreendedor precisou pedir ao mesmo órgão a autorização para o corte da floresta que até então não existia.


A barragem de 190m de altura já foi concluída. (Fonte: APREMAVI)


O site da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (APREMAVI) possui uma seção destinada à Barra Grande. É possível fazer o download de documentos, vídeos, arquivos de áudio e também de um livro em pdf intitulado "Barra Grande, A Hidrelétrica que não viu a Floresta" (do qual foram extraídas as informações acima).


Barra Grande vista no Google Earth. O estrago é evidente.


Uma dica seguida de um aviso: este vídeo de 15 min é bem completo, com imagens aéreas e entrevistas. Mas ver o corte das árvores centenárias e ameaçadas de extinção dá – sem exagero – vontade de chorar.


[Google Earth: -27.6046192047, -51.3267601862]

2 comentários:

Anônimo disse...

Vai de reeetrrro IBAMA,que todas as maldições caiam sobre este pseudo instituto.
O crime que eles fizeram em Barra Grande jamais será recuperado.
O pior de tudo e que a culpa acaba caindo sobre o instituto e não sobre os bandidos que ingerenciam ele.

Unknown disse...

bando de fdp,meu pai c crio na costa do rio PELOTAS e eu cheguei ate a ir pescar no rio um pouco antes de ser fechadas as comportas,passando vacaria em uma comunidade chamada são pedro,meu era lindo aquele lugar,foras as historias q meu pai contava e ainda conta de quando ele era pequeno e suas muitas pescarias feitas com um simples varejo de mão,fauna e flora de montaum, nossa eu sempre quis visitar os antigos lugares onde ele c crio na costa de rio.Eh uma pena essa corja do governo e instituições alheias deixarem uma barbaridade dessas acontece,espero q consigam durmi pensando notanto de arvores e animais q mataram la,foram aqueles colõnos q dariam d tudo naum ter q deixar o lugar onde nasceram e c criaram..desculpe mas tava intalado,o desabafo pode ter sido grosso,mas eh o q eu e muitas pessoas pensam!! eh o fim do mundo mesmo,o dinheiro sempre vence..