30 de janeiro de 2007

sociedade do automóvel

Trabalhar para dirigir, dirigir para trabalhar: compre um carro, liberte-se do transporte público ruim. Aquilo que é público é de ninguém, ou daqueles que não podem pagar. (Trecho da descrição do Sociedade do Automóvel)

(imagem: http://paginas.terra.com.br/arte/sociedadedoautomovel/index.html)

Já faz algum tempo que vendo os vídeos do pirex me encantei pelo "Sociedade do Automóvel".
Concebido originalmente como Trabalho de Conclusão de Curso para a faculdade de jornalismo da PUC-SP, o vídeo de 40min é de autoria de Branca Nunes e Thiago Benicchio.
Numa criativa composição de entrevistas, imagens e músicas, os autores retratam o papel do automóvel na vida paulistana. São abordadas questões relativas aos aspectos sociais, ambientais e urbanos, além da própria saúde -física e mental- da população.
Há também uma visita ao Salão do Automóvel de 2004, o tópico da segurança/blindagem (esse com direito a Sérgio Malandro) e uma amostra de leis do Código Brasileiro de Trânsito que não são nem cumpridas nem fiscalizadas.
E sim, entre os entrevistados temos um arquiteto e urbanista: Nabil Bonduki. Mas isso já é puxar lenha, pois todos os entrevistados tecem colocações muito pertinentes.

Abaixo é possível assistir ao documentário através do Google Video, mas recomendo baixá-lo aqui.
Ah sim, já ia me esquecendo. Se o assunto for de interesse, principalmente em relação às alternativas de transporte, acompanhem o blog apocalipse motorizado, que é dos mesmos autores.



Nenhum comentário: